Equipe Strong Time na Corrida Insana – 10/09/2017
11/09/2017
Aula de Yoga – 20/09/2017
21/09/2017

A importância das vitaminas e minerais para o ganho de massa muscular

Micronutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina D, cromo, magnésio, zinco e iodo participam de maneira importante no mecanismo de hipertrofia de quem pratica exercícios físicos.

Quando o objetivo é ganhar massa muscular pensamos de forma intuitiva em exercícios com pesos e uma alimentação hipercalórica, rica em carboidratos e proteínas. No entanto, não podemos nos esquecer do papel dos micronutrientes, que embora muitas vezes sejam negligenciados, desempenham função importante no mecanismo da hipertrofia.

A deficiência de micronutrientes vai impactar negativamente até mesmo o melhor dos treinamentos, pois eles são cruciais para reações específicas que resultam na formação de novas fibras musculares, participam do metabolismo dos aminoácidos, aumentam a sensibilidade à insulina entre outras funções.

Dentre os micronutrientes que participam de maneira importante no ganho de massa muscular, destacam-se:

Vitaminas do Complexo B: Vitamias B2, B6 e folato estão associadas com o metabolismo dos aminoácidos. Essas vitaminas podem ser encontradas nas carnes, verduras de folha verde-escura, batata doce, pimentão, banana, beterraba e etc

Cromo: além de favorecer a ação da insulina, sugere-se também que o cromo tenha efeito protetor sobre a atrofia muscular, prevenido a degradação muscular. São fontes de cromo: castanha-do- pará, tâmara seca, brócolis, tomate, carne vermelha, camarão, ostra, marisco, cogumelo e etc.

Vitamina D: exerce importante papel sobre os músculos, sua deficiência pode prejudicar a ação da insulina. Fontes de Vitamina D: salmão, sardinhas, leite de vaca, ovos, cogumelo shitake.

Magnésio: Além de estar presente em diversas reações no organismo, o magnésio desempenha papel importante na formação das fibras musculares. Pode ser encontrado nas verduras de folhas verde-escuras, sementes, feijões e etc.

Zinco: Favorece a ação da insulina e a proliferação de células (fibras) musculares. São fontes de Zinco: carne vermelha, espinafre, sementes, feijões e etc.

Iodo: desempenha importante papel na formação dos hormônios da tireóide, que por sua vez são indispensáveis para a síntese de proteínas. O iodo é encontrado no bacalhau, iogurte, camarão, vieira e etc.

Mais uma vez podemos perceber que uma alimentação balanceada é fundamental para conseguirmos obter os melhores resultados provenientes de um programa de exercício. Consultar um profissional competente a fim de diagnosticar possíveis deficiências e adequar a dieta certamente trará excelentes resultados!

Fonte: https://globoesporte.globo.com