Funcional – 04/09/2017
05/09/2017
Funcional – 06/09/2017
06/09/2017

Quer evoluir com segurança? Confie seus treinos a um bom treinador

Gustavo Luz fala sobre a importância de contar com a experiência de um profissional e diz que confiança deve ser o norte para esta relação.

Quando comecei a correr e praticar triatlo, há quase 20 anos, não entendia e às vezes subestimava o papel do treinador. Agora, com um pouco mais de experiência nos treinos e competições, mais tempo para ler e estudar sobre treinamento, além de conhecer e trabalhar com excelentes treinadores de diferentes esportes, percebo como pode ser difícil transformar em treinamento tudo aquilo que se pesquisa no laboratório, isso em qualquer esporte.

Vivemos no mundo real e temos que lidar com problemas no dia a dia que afetam a nossa performance. E se você não é um profissional da área, talvez não tenha conhecimento suficiente para montar o seu próprio treino, principalmente se for um iniciante. Esse conhecimento profissional pode ser o que falta para alcançar as suas metas com segurança. O treinador, além de preparar o seu treino analisando as variáveis da sua vida e produzindo progressões e adaptações para que você melhore aos poucos, é, de certa forma, responsável pela inspiração e pelo suporte emocional que provavelmente a maioria precisa.

Alcançar objetivos requer confiança mútua e muita troca de informações, pois são essas trocas que fazem o seu treino avançar, estabilizar ou até regredir. Assim você se previne para não passar do ponto e aumenta as suas chances de extrair o máximo de si. Se puder, se dê essa chance, experimente confiar seu treino nas mãos de alguém e preocupe-se em seguir as propostas e cumprir os objetivos. Isso tem uma grande chance de funcionar com você.

Gustavo Luz é educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições

Fonte: http://globoesporte.globo.com