Aula de Funcional – 14/08/2017
15/08/2017
Aula de Funcional e Musculação – 17/08/2017
22/08/2017

Saúde e condicionamento representam o primeiro degrau para melhora na estética

Quem se motiva a fazer exercícios para melhorar a condição de saúde, pode ter a expectativa de resultados mais rápidos. A diferença é que a evolução dos indicadores saudáveis não é visível.

Os benefícios proporcionados por um programa de exercícios físicos bem orientados são inúmeros. Entretanto, quando questionamos os motivos que levam cada indivíduo a iniciar uma atividade e ganhar aderência a uma rotina, podemos considerar que existem duas grandes motivações: estética e saúde.

A maioria das pessoas acaba se motivando a iniciar um programa de exercícios quando de alguma maneira começa a ficar insatisfeito com sua própria imagem corporal. O excesso de peso, a gordura localizada, a celulite nas mulheres, talvez sejam os principais “motivadores” para a decisão de começar a fazer exercícios.

Costumamos dizer que a saúde e o condicionamento físico representam um primeiro degrau da escada estética. Não se alcança o segundo sem escalar o primeiro.

Certamente, quem realmente se dedica a um programa, desde que bem orientado, vai pouco a pouco conseguindo resultados estéticos, sempre lembrando que os mesmos são de manifestação lenta. Quem fica na ansiedade de muito rapidamente obter resultados, acaba se frustrando e também rapidamente abandona o programa. É importante sempre lembrar que se o objetivo principal é a perda de peso, um programa de exercícios só vai ser realmente eficaz quando associado a uma adequada orientação nutricional.

Por outro lado, quem se motiva a fazer exercícios pensando na melhora da condição de saúde, pode ter a expectativa de resultados muito mais rápidos. A diferença é que a melhora dos indicadores de saúde não é visível como os resultados estéticos.

Se o benefício não aparece na balança, no espelho ou na fita métrica, a valorização muitas vezes não ocorre. Mesmo os efeitos de melhora de condicionamento físico cardiorrespiratórios podem não ser visíveis e consequentemente podem não ser devidamente valorizados. Porém, os resultados estéticos só ocorrem após esses benefícios se instalarem.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/