Alimentação sem glúten nem sempre é sinônimo de saúde
12/05/2018
Muay Thai – 17/05/2018
22/05/2018

Três exercícios de membros superiores essenciais para mulheres

Especialista mostra movimentos que mexem com quase todos os músculos superiores, sendo importantes para manter a funcionalidade do corpo.

A manutenção da postura e o bom funcionamento das articulações devem ser sempre nossa primeira preocupação quando falamos em saúde e longevidade. Para um corpo funcional, capaz de realizar todos os movimentos possíveis à estrutura humana, é preciso haver equilíbrio entre músculos, articulações e funções.

Os músculos fortes de maneira equilibrada geram a estabilidade necessária às funções articulares. De uma maneira geral, falando da parte superior do corpo, a articulação do ombro é bastante complexa e está envolvida nos principais movimentos de membros superiores: puxar e empurrar para frente e para trás, puxar e empurrar para cima e para baixo, girar para fora e para dentro (rotação externa interna), além de elevação frontal e circundução (fazer círculos com o braço para frente e para trás).

Esses movimentos se realizam não só isoladamente, mas também combinados entre si, e a boa coordenação da musculatura envolvida é fator determinante para a saúde da articulação. De todos os movimentos que nossos ombros são capazes, há três que considero essenciais e não podem faltar no seu plano de treinamento. Confira:

Crucifixo dorsal

Como fazer: com elásticos na altura dos ombros e os braços estendidos, faça a abertura até a linha do corpo e resista à volta até as mãos voltarem a se encontrar.

Musculatura envolvida: redondo menor, infraespinhal, ronboide, deltoide posterior, deltoide lateral, trapézio.

Puxada pela frente

Como fazer: com as mãos afastadas à largura dos ombros, puxar a barra até abaixo do queixo e voltar a estender os braços completamente mantendo a postura ereta.

Musculatura envolvida: dorsal, trapézio, deltoide posterior e bíceps.

Flexão de braços

Como fazer: começar deitado no chão com as mãos posicionadas ao lado do peito e abaixo dos ombros de maneira que os cotovelos apontem para cima. Empurrar o chão até estender os braços completamente e resistir à descida até o chão. Mantenha o corpo alinhado em posição de prancha durante todo o movimento.

Musculatura envolvida: peitoral maior e menor, deltoide anterior e tríceps.

Existem diversas variações para estes exercícios, assim como outros exercícios para estes mesmos grupos musculares. A quantidade e a carga para cada um deve estar de acordo com o objetivo e o nível de treinamento de cada um. Para saber mais consulte um profissional de educação física especializado. Bom treino!

Fonte: https://globoesporte.globo.com